RECICLAGEM DE LIXO

RECICLANDO MATERIAIS E ATITUDES

Este projeto está sendo desenvolvido na escola Santa Catarina com o apoio da ASMAR ( Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis) da cidade de Santa Maria, RS. A associação tem mais de 25 anos de atuação, e tem por objetivo proporcionar renda e uma melhora de vida para muitas famílias.

A escola vem desenvolvendo várias ações e projetos sociais para auxiliar as famílias carentes do bairro e da cidade que fazem da coleta dos materiais recicláveis o ganho para o sustento familiar.

Essa união surgiu da observação da necessidade de conscientizar as famílias e os estudantes, de que se importar com o outro é uma necessidade básica da sociedade atual, que se preocupar com o destino do planeta é urgente e que juntos podemos mudar muito o cenário que temos hoje.

A escola terá um Ecoponto, ponto de coleta desses materiais em parceria com a ASMAR (Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis). Onde, semanalmente as famílias levarão para a escola todo o material recolhido e previamente limpo. Este material será separado pelos próprios alunos, juntamente com a professora regente, induzindo uma atitude social e comunitária.

Os estudantes também farão uso destes materiais desestruturados para a partir de estudos e pesquisas dentro do que está sendo estudado nos componentes curriculares, criarem objetos e montarem cenários para facilitar seus estudos.

Diante destes estudos despertar nos estudantes o sentimento de que também podemos reciclar nossas atitudes, nossos hábitos e costumes. Perceber que não é somente materiais recicláveis que podemos reciclar, e também nossos hábitos e costumes. E que a partir das boas ações como o amor, a solidariedade, o cuidado com a vida, a conduta e a generosidade poderemos tornar o mundo mais humano, fraterno, solidário, saudável e feliz.

 

OBJETIVOS: Integrar as famílias dos estudantes à escola para criar uma consciência de preservação do meio ambiente trabalhando com a comunidade escolar e do bairro ações para a separação dos materiais recicláveis. Firmes neste propósito, despertar nos estudantes os valores Notre Dame de solidariedade, empatia, cuidado com a vida e preservação do meio ambiente.

 

PROCEDIMENTOS: As famílias, juntamente com os alunos, fazem a coleta e a separação dos materiais recicláveis já em modo não estruturados (caixas de leite vazias, potes, tampas, papeis, papelão...etc). Após a separação, as famílias já estarão cadastradas na ASMAR e a empresa fará a coleta desses materiais nas residências dos estudantes. Devido à pandemia e a necessidade de distanciamento social o ponto de coleta na escola voltará a receber os materiais quando as aulas estiverem de forma presencial ou híbrida.

 

Obs.: Devido à pandemia do COVID-19 o projeto teve as seguintes adaptações:

- As atividades curriculares serão desenvolvidas uma vez por semana, onde os estudantes e suas famílias desenvolvem o projeto em casa.

- Paralelo à ação dos estudantes e suas famílias serão realizadas pesquisas sobre reciclagem e separação dos materiais recicláveis e, através de encontros online, a ASMAR dará orientações e mostrará como é realizado o processo de coleta e separação dos materiais recicláveis.

- As famílias já estarão cadastradas na ASMAR e após realizarem os procedimentos com os materiais recolhidos, a ASMAR fará a coleta dos mesmos na residência dos estudantes.

 

Autora do projeto: Profª Fernanda Costa Ferreira

Colaboração: Profª Elhonara Diniz Ribeiro

WhatsApp